quinta-feira, 24 de março de 2011

Quando Deus nos coloca um talento em nossas mãos,temos que multiplica-lo e não esconde-lo,começamos a trabalhar com todas as nossas forças,nos empenhando para Deus multiplicar esse talento,temos muitas idéias para crescer,damos nosso melhor,mas alguma coisa não esta funcionando do jeito certo,porque este talento não esta multiplicando ou está,mas lentamente.
Ai,precisamos da ajuda de Deus para nos orientar,oramos e jejuamos e Deus nos responde.
Então começamos a mudar o que tem pra mudar,vamos a passar para nossa equipe o que Deus vem falado.
Nessa hora sempre apareci pessoas que tentam te tirar o foco,te desviar.
Dizendo que não somos capazes e até dando palpites.
Meu caro!Minha cara!
É nessa hora que você tem que se revoltar,não com a pessoa que falou isso,mas contra essa situação,chega de fazer o que sempre faz,é hora de se desafiar,de bater seus próprios recordes.
Não se deixar abater,nem pára mas sim levantar a cabeça e lutar.
Porque se você PÁRA;você DÚVIDA;Se duvidar;Você Cai;Se Cair;Você MORRE;Se morrer;Você VAI PRO INFERNO.
Por isso não páre,continue firme lutando.
Saber que Deus está contando contigo é mas importante do que qualquer pessoa ao seu redor.
E se ele esta contando contigo é porque ele tem certeza que você é capaz pra multiplicar esse talento.
Tenha certeza Deus só da o talento na hora que você está preparado(a) para recebe-lo.
Bata seu próprio recorde e verás seu talento multiplicar.
Se você quiser tudo de Deus tem que dar tudo de ti.
Vamos fazer a diferença




Pense Nisso!!




Meu talento é o Força Jovem,
Vou trabalhar com todas as minhas forças,vou quebrar meu recorde e vou chamar a atenção de Deus.
E nada nem ninguém vai me pára!!Postado por Obrª Talita
quarta-feira, 23 de março de 2011
Marcadores: Desafios, Deus, Força Jovem, Fé e Obras, Jovens 0 comentários às 18:18 Reações:
Verdadeiro Atalaia

Fomos libertos e levantados como atalaias da casa de Deus,e é assim que devemos viver,vigilantes e prontos para falar de Deus e levar sua palavra de vida aos que estão sofrendo.
Pra quem não sabe quem é o atalaia,é só ler Ezequiel,capítulo 33,versículo 1 ao 10.
"A ti,pois,ó filho do homem,te constituí por atalaia sobre a casa de Israel;tu,pois,ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte"
Atalaia são as pessoas que avisam aos outros se vem algum mal contra elas.
Então,nós como atalaias devemos falar sobre a palavra de vida,avisar ao mundo o que vem pela frente.
E mas adiante no mesmo capítulo de Ezequiel,fala que se uma pessoa morrer no seu pecado e você não a tiver avisado,falado de Deus e sobre a salvação,a alma dela será cobrada de você.
Mas se você a avisar e mesmo assim ela não se converter dos seus pecados,e ela morrer,a alma dela não será cobrada de você,pois você a avisou.
Olha o quão importante é nossa obra aqui,fomos constituidos atalaias,para avisar ao povo.
Então páre de se desviar do caminho e encare que você é um atalaia e comeci a falar de Deus.
Ao contrário você será cobrado pelas almas que perdeu por capricho.
Pra que você está aqui então,não é pra viver sua vida sem preocupações,não é pra só dizer que é de Deus,é pra salvar,porque quem realmente é salvo,seu único desejo é salvar.
Comeci a enfrentar o que antes você não enfrentava,e vigie porque quando formos levados a presença de Deus,cada alma que você perdeu será cobrada de você e apenas você.Postado por Obrª Talita
terça-feira, 22 de março de 2011
Marcadores: A mulher de Deus, Deus, Escolhas, Espírito Santo, Fé e Obras, Homem de Deus, Salvação 2 comentários às 06:49 Reações:
Deus é ROMÂNTICO?

Uma vez me falaram assim:
-Sabia que Deus é romântico?
Fiquei pensando nisso e aqui estou a lhe contar o que descobri.
Descobri que,sim,Deus é romântico.
Vamos aos fatos e ao final comente se você concorda ou não comigo.
Depois de nossa salvação a parte da nossa vida mas importante é a nossa vida sentimental e Deus sabe disso.
Assim Ele preparou uma pessoa certa que se encaixe numa outra perfeitamente.
Vamos começar pela Bíblia,Você lembra da Rainha Ester,que enfrentou situações que poderiam te-lá levado a morte,mas sua confiança em Deus foi maior,e o amor que o rei tinha por ela passou por cima do decreto.O amor que Deus fez nascer.
Outra pessoa que também passou a confiar em Deus foi Rute que depois que perdeu seu esposo,decidiu servi ao mesmo Deus que sua sogra Noemi,assim quando chegaram a cidade que Noemi cresceu Rute conheceu Boaz e logo Deus fez nascer um amor verdadeiro.
Hoje também não é diferente,Deus faz acontecer lindas e surpreendentes histórias de amor verdadeiro.
Esposas que sofreram com o esposo nas drogas,na prostituição e nos vicíos,mas conheceram o Deus de Israel e venceram.
Casais que enfrentaram dificuldades familiares,financeiras que chegaram ao ponto de separação,mas confiaram em Deus,dependeram dele e venceram.
Quando um relacionamento é de Deus ninguém nem nada pode separar.
Deus conheci o melhor pra cada um de nós,basta apenas termos CONFIANÇA nele e perseverarmos,e Ele na hora certa fará acontecer.
Quem não conheci um casal que enfrentou problemas,mas confiaram em Deus e venceram?
EU CONHEÇO.
Então concorda comigo ou discorda que Deus é romântico?Postado por Obrª Talita
sábado, 19 de março de 2011
Marcadores: Amor, Bíblia, Deus, Pensamentos 1 comentários às 18:46 Reações:
Sábado de Sacrifício


Sábado é a reunião das causas impossíveis,às 7 horas da manhã,sábado passado,coloquei o despertador pra alarmar e fui dormi,quando acordei já era quase 8 horas da manhã,fiquei com raiva por não ter conseguido acordar.
Me deixei vencer pelo sono e confiei num mero despertador.Mas esse não foi meu único erro.
Meu outro erro foi que não estava dando total importância à reunião de sábado,sacrificar o dia que posso dormir até tarde.
Me deixei levar pelo sono e por pensar:
"Existem outros obreiros na reunião."


Mas percebi que minha atitude não era agradável aos olhos de Deus,ainda bem que percebi na hora certa,antes de essa idéia se enraizar em meu cérebro.
Ontem sexta - feira, coloquei o despertador pra alarmar de 05h00min,outro de 05h10mion e outro de 05h20min,sei que pode ser exagero (rsrsrsr),mas coloquei e antes de dormir orei e pedi a Deus pra me ajudar a acordar,esse sacrifício vale a pena e valeu,acordei antes do despertador,fui pra igreja,comprei o que precisava pra fazer a mesa farta,abri a igreja e fui preparar tudo.
A reunião correu bem,foi uma benção,após a reunião me senti mas forte,poxa sacrifiquei meu sono pra ajudar outras pessoas.
Deus sabe como foi difícil mas consegui,cheguei em casa feliz e satisfeita,recarreguei minha fé e minhas energias.
Próximo sábado estarei novamente trabalhando na obra de meu Pai.




" Rogo-vos,irmãos,pelas misericórdias de Deus,
que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo,
santo e agradável a Deus,
que é o vosso culto racional."




Demonstre seu amor por Deus com cada gesto de seu dia,com cada atitude e sacrifício.Postado por Obrª Talita Marcadores: Desafios, Deus, Escolhas, Fé e Obras, Sacrifício, Sábado 2 comentários às 18:46 Reações:
Propósito de Sabedoria - 3º Parte

"Filho meu,se os pecadores querem seduzir-te,não consintas."


Muitas das vezes os irmaus tentam nos levar por caminhos que aparentemente são bons,nos mostram situações e atitudes que só nos levará ao abismo.
Mas alguns se deixam seduzir e vão contra a vontade de Deus.
Neste versículo Deus nos alerta contra esses irmaus,e é ai que nós devemos vigiar para que quando os irmaus tentarem nos seduzir,nós nos desviarmos deles e de suas conversas.
Mas adiante no mesmo capítulo diz assim:
"Filho meu,não te ponhas a caminho com eles;
Guarda das suas veredas os pés;
porque os seus pés correm para o mal
e se apressam a derramar sangue."
Mas uma vez Deus nos alerta dos perigos que vamos passar se ouvirmos aos "conselhos" dos irmaus.
Porque o único que sairá ferido,somos nós.
E no final do capítulo esta escrito:
"Tal é a sorte de todo o ganancioso;
e este espírito de ganância tira a vida
de quem o possui."
Então,todo aquele que tem ganância por coisas,que parecem boas mas não são,e mesmo pelas que são,só destruirá a sua própria vida.
Este espírito só leva ao possuidor a destruição e morte espiritual e também morte carnal.
Ouvir os mandamentos de Deus e praticá-los é o melhor pra nós e para os que estão ao nosso redor,porque com elas nós ganhamos vida eterna,alegria,paz interior e muitas outras coisas mais.Postado por Obrª Talita
terça-feira, 8 de março de 2011
Marcadores: A mulher de Deus, Bíblia, Desafios, Fé e Obras, Homem de Deus, Propósito de Sabedoria 0 comentários às 16:30 Reações:
Os 10 Mandamentos da Mulher de Deus 1. Ela teme ao Senhor, e esse temor faz com que veja o marido como se fosse o Senhor Jesus, mesmo que ele seja incrédulo:"...mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30
2. Ela é sábia; por isso, fala pouco ou só mesmo o necessário. Quando a pessoa fala muito é porque é egoísta, e sempre quer impor aos outros as suas idéias e pensamentos:
"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína." Provérbios 13:3

3. Ela é discreta. Nunca procura chamar a atenção dos outros para si. O seu corportamento é contrário ao das mulheres do mundo. A sua fala é suave, os seus vestidos são discretos. O seu rosto pode ser maquiado, mas não mascarado; o seu cabelo é penteado, mas não de forma exótica:
" Como jóia de ouro em fucinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." Provérbios 11:22

4. Ela é virtuosa. A mulher virtuosa é aquela que procura cuidar muito mais do seu coração do que do seu corpo. Tem como fragância no seu corpo, a pelnitude da presença do Espírito Santo.
"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo; tantos nos que são salvos, como nos que se perdem." 2 Coríntios 2:15

5. Ela é forte. Não se abate diante das dificuldades. Pelo contrário, quando os momentos difíceis acontecem, surge com a determinação da mulher de Deus:
"A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações." Provérbios 31:25

6. Ela é de fé. A mulher de fé é aquela que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades. Como dona de casa, sabe fazer do limão uma boa limonada! Estimula a fé do seu marido com palavras de ânimo e coragem:
" O coração do seu marido confia nela..." Provérbios 31:11

7. Ela é trabalhadeira. A mulher de Deus nunca é preguiçosa, porque tem prazer em cuidar dos seus afazeres de casa, de tal forma que, quando o seu marido chega à casa, tudo esta em ordem. Ela não espera que os outros façam aquilo que é de sua competência:
" É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas. Atende ao bom andamento da sua casa, enão come o pão da preguiça." Provérbios 31:15-27

8. Ela é fiel. A mulher de Deus não é apenas fiel ao seu marido, mas também à sua igreja. Sua fidelidade se faz transparecer no serviço da Obra de Deus:
"Aconteceu depois disso que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus, e os doze íam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens." Lucas 87:1-3

9. Ela é sensata. A mulher de Deus sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando o seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve. Se é sensata, sabe como contornar uma situação desagradável, em vez de ficar reclamando todo o tempo:
" A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." Provérbios 18:21
" O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre." Provérbios 11:13

10. Ela tem bons olhos. A mulher de Deus procurar ver as demais pessoas como Deus as vê. É verdade que há pessoas más e que é difícil vê-las com bons olhos, mas porque ela é de Deus os seus olhos sempre procuram ver o lado bom daquelas pessoas. É melhor ser prejudicado com bons olhos do que alcançar vantagens com maus olhos.
"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" Mateus 6

Postado por Obrª Talita
sábado, 5 de março de 2011
Marcadores: A mulher de Deus, Entrega, Escolhas, Fé e Obras, Vida com Deus 0 comentários às 18:45 Reações:

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Pescaria da Vida
-Tema: CRESCIMENTO ESPIRITUALLucas 5.1-11
-Introdução: Falar de multiplicação gera grande interesse a todos. Sempre desejamos aumentar o que temos, somos e fazemos. Precisamos a cada dia se melhor. ‘Hoje sou melhor que ontem e amanhã quero ser melhor que hoje’.Esse desejo de multiplicar deve se aplicar às áreas de nossa vida citadas pelo Apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5.23 como “corpo, alma e espírito”. Poderíamos dizer que temos em nós três camadas. A primeira é visível, o corpo que de cada pessoa é de um jeito. A segunda é um pouco visível, que é a alma, revela o temperamento, emoções, pensamos vontades e opiniões, mas podem ser guardados e não mostrados. A terceira camada é totalmente invisível, o espírito é a parte espiritual. Há pessoas que cuidam apenas do corpo e da alma e ficam ocas no profundo do seu ser. Deus quer nos tratar por inteiro: corpo, alma e espírito.Cuidamos do nosso corpo, primeira camada, nos alimentando, dormindo, descansando, fazendo exercícios, e outras necessidades físicas. A parte da alma ou psique é cuidada nutrindo nossas emoções e mente com distrações, lazer, conversas, relacionamentos e programas que gostamos. Já a parte espiritual só pode ser nutrida pelo Espírito Santo de Deus que traz a presença de Jesus para dentro da pessoa. Nada, nem o dinheiro, poder, fama e prazer podem preencher o íntimo de uma pessoa, somente Jesus. Como diz a conhecida frase: ‘dentro do ser humano há um buraco tão grande que cabe Jesus dentro’. Por isso Jesus quer entrar em nossas vidas e diz “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20). Já o inimigo entra sem pedir permissão, ele arromba a porta por que é ladrão (João 10.10). O diabo quer diminuir as bênçãos de Deus em sua vida, mas Jesus quer multiplicar.Há pessoas que como Pedro, Tiago e João já estão conformados com a pouca pescaria e lavam suas redes para guardar após o primeiro fracasso (v. 2). Não se conforme com a diminuição, ore e peça a Jesus para entrar em seu barco e fazer a multiplicação em sua vida.Você tem multiplicado ou diminuído?Vamos refletir sobre a multiplicação em nossas vidas nestas áreas:

1- Multiplicação Material: v.1Pedro e seus amigos estavam em busca do alimento e recursos para sustento de sua família. Os peixes serviam de alimento, eram vendidos e trocados por outros mantimentos. Mas naquele dia não haviam conseguido nada. Haviam tentado de tudo. Várias técnicas e instrumentos diferentes como redes e iscas, mas nada funcionou. Estavam com fome. Preocupados com o que levariam para casa.
Mas quando Jesus entrou naquele barco e após pregar mandou que lançasse as redes à direita. Pedro tentou resistir, porém obedeceu. Algo milagroso aconteceu. Uma grande quantidade de peixes veio na rede e foi preciso de ajuda para puxar.
Naquele dia eles tiveram alimento de sobra, pagaram contas, ajudaram pessoas e foi grande a prosperidade de suas famílias.
Quando Jesus entra em nossas vidas é visível a multiplicação que faz em nós. Toda vez que Jesus se encontrava com o povo curava primeiramente o corpo físico das pessoas, perdoava seus pecados e depois dizia: “tua fé te salvou” (expressão encontrada sete vezes no Novo Testamento: Mateus 9.22; Marcos 5.34; 10.52; Lucas 7.50; 8.48; 17.19; 18.42) operando então sua obra completa no corpo, a alma e espírito.
A primeira camada que temos é o corpo físico. É o que vemos e procuramos de imediato em nossas vidas.
Como devemos cuidar da parte material? Sendo disciplinados com respeito à saúde e equilibrados nos gastos financeiros são um bom começo.
Muitas vezes estamos diminuindo na parte material e física, mas quando Jesus entra em nosso barco Ele opera uma grande multiplicação curando e prosperando nossas vidas. Peça a Jesus para multiplicar sua vida, basta que ele entre em seu barco. Não se conforme. Lave suas redes, purificando sua vida e se preparando para receber uma grande colheita.
Deus quer multiplicar sua vida materialmente! 2- Multiplicação intecto-emocional: v.7Se Pedro estivesse sozinho não daria conta de tanto peixe e perderia sua rede com tudo, pois não agüentaria puxar. Ele estava com seus companheiros Tiago e João e depois ainda chamou a outros para compartilhar a pesca maravilhosa.
Neste evento Pedro se mostrou uma pessoa aberta para pessoas novas. Ele não se incomodou com a multidão na beirada da praia e ainda deu carona para Jesus, então desconhecido por ele.
Naquele dia os amigos e sócios de Pedro se multiplicaram. Todos estavam na mesma situação, sozinhos e pobres. Voltaram para casa com alimento e muita alegria. Estavam unidos na pobreza e na prosperidade dispostos a dividir prejuízos e lucros.
Precisamos nutrir nossa Alma. O que é a alma? É uma forma de expressar quem é você, sua personalidade, emoções, caráter, temperamento, vontades e emoções. Também é conhecida como psique ou o psicológico humano.
Como podemos multiplicar a alma? Crescendo a cada dia com novos conhecimentos, arejando a mente com novos conteúdos, novos lugares e novos relacionamentos. O apóstolo Paulo disse que nós temos a “mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) e que devemos nos transformar pela “renovação da vossa mente” (Romanos 12.2). Então devemos melhorar a cada dia renovando nossa alma com novas emoções e conhecimentos.
Muitas pessoas ficam doentes fisicamente por causa de problemas psicológicos e emocionais. Cultivam artroses, artrites e gastrites como outros tipos de somatização ou sintomas de que a alma não está bem. Se esta segunda camada que é alma estiver mal, brotarão doenças na primeira camada que é o corpo.
Os relacionamentos precisam ser bem cuidados para não ficarmos desgastados emocionalmente e intelectualmente. Precisamos cultivar amizades e corrigir erros ou concertar para não colecionar antipatizantes e inimigos. Para isso basta abrir mão de opiniões rígidas e ser mais maleável tratando as pessoas como gostaria de ser tratado (Mateus 7.12).
Não cultive pensamentos e sentimentos ruins do passado. Perdoe. Peça perdão. Esqueça o que não é útil para sua edificação e prossiga avante. Isso é crescimento intelecto-emocional.
Peça a Jesus para multiplicar seus amigos, melhorar seu temperamento e caráter, te ajudar a corrigir seus defeitos e maus hábitos. Aprenda coisas novas. Busque crescer em conhecimento da verdade que liberta (João 8.32) e ver novos horizontes. Não queira fazer tudo sozinho, compartilhe com pessoas.
Jesus quer multiplicar seu intelecto-emocional!

3- Multiplicação Espiritual: v.8-10A multidão estava seguindo Jesus com desejo de multiplicar suas vidas espiritualmente ao ouvir a Palavra de Deus (v.1). Pelo caminho, enquanto seguiam Jesus viram pessoas sendo multiplicadas no corpo através de curas, na alma através do ensino e também no espírito com as libertações e salvação de vidas.
A multiplicação na vida espiritual de Pedro começou quando lava as redes (v.2) simbolizando a necessidade que temos de nos avaliar e nos limpar a cada dia. Depois quando Jesus entrou em seu barco (v.3) Já não estava mais sozinho e começou a ser alimentado espiritualmente com a pregação da Palavra de Deus. Quando Jesus mandou que lançasse as redes (v.4), aceitou com fé na Palavra de Jesus (v.5). Quando houve a pesca maravilhosa Pedro se confessou como pecador (v.8) e foi chamado por Jesus para ser pescador de homens (v.10) e abandonou tudo, mesmo a melhor pescaria de sua vida e foi seguir Jesus (v.11).
Quando Pedro foi chamado para ‘pescar homens” ele cresceu espiritualmente, mas para isso foi preciso abandonar aquele barco cheio de peixes. Muitas vezes para crescer espiritualmente devemos nos desligar de coisas materiais, ser abnegado, renunciar muitas coisas para seguir crescendo espiritualmente com Jesus. Deixar aquele barco vazio e suas redes sujas seria fácil mas deixar aquela grande pescaria foi um ato de fé.
Como multiplicar espiritualmente?
a) Novo Nascimento: Aceitando Jesus como Senhor de sua vida (João 3.8).
b) Conversão: Se convertendo ao Senhor Jesus a cada dia, um processo que começa quando aceitamos Jesus e perdura por toda a vida. Converter é voltar-se para Deus deixando o mundo (Gálatas 2.20).
c) Libertação: livrar-se de tudo que não é de Deus: vícios, maus hábitos e costumes mundanos (I João 3.8).
d) Santificação: perder o desejo do pecado e ter vontade de viver espiritualmente (Hebreus 12.14).
e) Plenitude do Espírito Santo: buscar os Dons Espirituais (I Coríntios 14.1) e os Frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23) para ser totalmente cheio do poder de Deus em sua vida.
Peça a Jesus para multiplicar sua vida espiritualmente para você ficar cheio da Sua presença então você estará bem na sua alma e no seu corpo também, pois Jesus opera uma obra completa em seu viver.
Jesus quer multiplicar sua vida espiritual!

Deixe Jesus multiplicar sua vida!-CONCLUSÃO: “sob a tua palavra lançarei as redes” v.5bFaça como Pedro aceite a Palavra de Deus em sua vida e veja uma grande multiplicação que nunca viu antes.
Se for preciso Jesus cura e prospera sua vida te fazendo multiplicar materialmente. Se tiver problemas emocionais ou intelectuais, bem como de relacionamentos, Jesus multiplica sua alma e faz de você uma pessoa tratável que todos desejarão estar perto.
Ao entrar em seu barco sua vida começa a crescer espiritualmente, ao ouvir a pregação da Palavra de Deus, obedecer às ordens de Jesus, confessar ser pecador, aceitar o chamado para pescar almas e abandonar tudo para multiplicar de maneira espiritual.
Jesus quer multiplicar sua vida por inteiro: corpo, alma e espírito!

Ouça esta mensagem:


Faça o download:
Pregação 'Pescaria da vida' Lucas 5.1-11 Pr. Welfany Nolasco Rodrigues - Igreja Metodista em Medina 20.03.11.mp3

Read more: http://esbocopregacao.blogspot.com/2011/03/pescaria-da-vida.html#ixzz1HIDA56Ir

12ºaniversário





12º aniversário









Aliança do Senhor com Josué
No? Then click here to Close



-Tema: ALIANÇA COM DEUSJosué 24.14-25
-Introdução: Josué foi o jovem companheiro de Moisés e depois seu sucessor. Era um guerreiro, por isso Deus lhe chamou para lutar e defender o povo de Deus. Ele conquistou a terra de Canaã, cumprindo-se a promessa que Deus havia feito a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés. Dos seiscentos mil que marcharam a pé do Egito (Ex 12, 37-38), somente Josué e Calebe entraram na terra prometida, por que todos os outros morreram por causa do pecado, quebraram sua Aliança com Deus feita com Moisés. Foram enterrados no deserto e somente seus filhos puderam continuar a caminhada. Então havia uma nova geração de pessoas jovens que precisavam fazer uma Aliança com Deus. O Senhor havia operado maravilhas no meio deles abrindo o mar, parando o Jordão para atravessarem, parou o sol e a lua, e muitos outros milagres (v.17). Venceram todos os inimigos externos, mas não venceram o pecado dentro deles (v.18). Mesmo vendo os milagres, o povo continuava pecando contra o Senhor, por isso Josué chamou aquela nova geração para fazer uma Aliança com Deus. Para Josué e Calebe, aquela era uma Renovação de sua Aliança com Deus, mas para o resto do povo era a primeira vez que faziam esta Aliança. Da parte de Deus a mesma Aliança continuava fiel, mas da parte do povo era preciso renovar.

Como renovar a Aliança com Deus?

Vamos aprender com Josué que foi fiel em sua Aliança com Deus e como ele ensinou para sua geração:

1- Aliança de Temor a Deus: Josué 24.14A primeira coisa que Josué fala ao povo para fazer uma aliança com Deus é “agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (v.14) Josué chama o povo para temer a Deus.
O que é temer a Deus? Seria ter medo? Não. É ter fé mas respeitar seu poder grandioso. Para Josué o temor significava:
a) “servi-o com integridade”, ou seja “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força ” (Deuteronômio 6.5). Servir a deus por inteiro é não servir a dois senhores (Mateus 6.24). Essa Aliança deve ser voluntária, de coração, com consciência, por isso Josué perguntou ao povo três vezes e eles responderam que queriam servir a Deus três vezes (v.16, 21 e 24).
b) “e com fidelidade” ser fiel a Deus em tudo e em todo lugar. Ser fiel é cumprir seus compromissos como falaram espontaneamente que queriam servir a Deus (v.16). No v. 19 Josué adverte que não poderiam fazer esse compromisso, pois se faltassem, Deus os castigaria. Muitas vezes não entendemos isso, mas faz parte do temor que devemos a Deus. Muitos pensam como disse Paulo: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Romanos 6.1,2) achando que Deus por ser amoroso e perdoador sempre vai perdoar depois. Isso é engano.
c) “deitai fora os deuses”, ou seja, temer a Deus implica em abandonar toda idolatria. Deus quer exclusividade (Isaías 42.8). Isso significa que deixamos tudo que não é do Senhor, tudo o que toma o lugar de Deus em nossas vidas e colocamos o Senhor em primeiro e único lugar. Muitas vezes precisamos deixar crendices, vaidades, costumes que ficamos agarrados a eles. Isso é uma Libertação de tudo o que não é de Deus. Precisamos temer a Deus de modo a nem olhar o que Deus não aprova.


Isso é temer a Deus, servindo ao Senhor com integridade, com fidelidade e renunciar tudo o que não é Dele. Faça uma Aliança de Temor a Deus, um pacto de antes de tudo pensar o que seria a vontade do Senhor.
Deus quer fazer uma Aliança de Temor com você! 2- Aliança de Santidade: Josué 3.5Josué conhecia ao Senhor e sabia que é “Deus santo, Deus zeloso” (v.19), por isso era preciso santidade. Ele havia visto a glória de Deus várias vezes sobre o monte quando falava com Moisés e ouvia a voz do Senhor como trovão (Salmos 104.7). Precisavam se santificar para enfrentar as lutas espirituais que teriam e receber a interferência milagrosa de Deus os livrando de todo mal.
O que é Santidade? É lutar contra o pecado dentro de nós mesmos. Muitas pessoas fazem promessas ao Senhor de pedir a Deus um milagre antes e depois, ‘se’ Deus fizer primeiro, eles vão mudar sua vida. Mas não é assim. Josué disse ao povo: “santificai-vos hoje, por que amanhã o Senhor fará maravilhas” e não que ‘o Senhor fará maravilhas hoje e amanhã vos santificai’. Não podemos negociar bênçãos com Deus fazendo trocas.
Josué era um homem cheio de discernimento de Deus e espírito de revelação. Certa vez após vencer uma batalha em Ai, Deus havia mandado que ninguém pegasse nada daquele povo, e alguém pegou. Deus mostrou a Josué e lhe revelou Acã que confessou ter pegado uma capa babilônica (Josué 7). Tudo isso era com objetivo de manter o povo santificado para não serem derrotados pelos inimigos.
A Santidade é a condição para que Deus opere milagres. O pecado enfraquece e traz derrotas às nossas vidas. Faça uma Aliança de santificar sua vida ao Senhor para que então Deus possa fazer milagres em sua vida.Deus quer fazer uma Aliança de Santidade com você!

3- Aliança com a Palavra de Deus: Josué 1.7,8A primeira recomendação que Deus deu a Josué quando ele começou seu ministério foi que não se apartasse da Palavra, nem se desviasse dela de modo algum, pois a Palavra seria seu manual de orientações.
O segredo do sucesso de Josué era que sempre seguia as instruções do Senhor ouvindo a voz de Deus. A Arca da Aliança, que tinha dentro as taboas da Lei, sempre ia à frente das batalhas e caminhadas, por isso o rio se abriu e as muralhas de Jericó caíram. Quando a Palavra de Deus vai à nossa frente temos a luz em nosso caminho (Salmos 119.105) não podemos colocar esta luz em baixo e sim acima e à frente de nossas vidas (Mateus 5.15).
A Bíblia é o nosso GPS, que mostra o caminho que devemos seguir. Em todos os momentos de nossa vida podemos consultar a Palavra de Deus que é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16).
Faça com o Senhor uma Aliança de ler sua palavra, de colocar a Bíblia como seu livro de cabeceira, leve-a na viagem e por onde for. Não faça nada sem antes buscar a Palavra de Deus. Mas não leia a Bíblia como um manual da sorte, estude-a e examine como Jesus ordenou (João 5.39). A fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus e como ter fé sem participar de uma Escola Bíblica, ouvir pregações e ler a Bíblia? (Romanos 10.17). Muitos cristãos são infantis por que falta conhecimento da Palavra de Deus como o Senhor disse a Oséias “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6). A Palavra de Deus é a Verdade que liberta (João 8.32).
Deus quer fazer uma Aliança da Palavra com você!

Renove sua Aliança com Deus!

-CONCLUSÃO: Não podemos deixar nosso compromisso com Deus ser como os propósitos que fazemos e não cumprimos. Precisamos sempre renovar nosso contrato com o Senhor. A parte do Senhor é imutável e permanente eterna, mas nós precisamos de tempo em tempo nos avaliar e ver se pecamos contra o Senhor quebrando nossa Aliança com Ele. Então devemos pedir perdão ao Senhor e recomeçar, pois “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz, se cair não ficará prostrado por que o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37.23,24).
Se você ainda não fez uma Aliança com Deus aproveite esta oportunidade. Se você já fez uma Aliança com Deus, renove-a a cada dia por que o nosso Deus é eterno e não falhará em suas promessas.
Faça uma Aliança de Temor a Deus, de viver em Santidade e com Palavra do Senhor.


Ouça esta pregação:



Faça o Download:
Pregação 'Aliança de Deus com Josué' Josué 24.14-25 Pr. Welfany Nolasco Rodrigues - Igreja Metodista em MedinaMG 15.03.11.mp3




Read more: http://esbocopregacao.blogspot.com/2011/03/alianca-do-senhor-com-josue.html#ixzz1HFAkszzm