sexta-feira, 11 de março de 2011

(10) O Que Podemos Aprender Com Os Bichos? A Formiga
Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Walter de Lima Filho

Compartilhe este artigo com seus amigos:


7 (...) faça perguntas às aves e aos animais, e eles o ensinarão. 8 Peça aos bichos da terra e aos peixes do mar, e eles lhe darão lições. 9 Todas essas criaturas sabem que foi a mão do Deus Eterno que as fez. 10 A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida. (Jó 12:7-10 BLH)

Continuaremos hoje a prender com os bichos que Deus criou. Nada nesta vida foi feito ou criado por acaso, e as formigas também não. Elas podem nos ensinar muitas coisas para o enriquecimento de nossas vidas.

1. Alguém diz: “Eu tenho vivido atropelado pelos acontecimentos! E por causa disso eu vivo tentando apressar as coisas! Mas quando é que eu vou alcançar minhas metas? Pois eu estou perdendo minhas forças, de tanto lutar sozinho!” Então, é hora de aprender algumas coisas com a formiga!

Quem hoje em dia não vive dentro dos atropelos de uma agenda? São tantas coisas para se resolver num curto espaço de tempo, que sofremos a tendência de tentar “apressar” todas as nossas atividades. O fato é que a pressa foi se tornando uma “cultura” ou um “hábito” em nossas vidas. Não comemos com antes, não passeamos como antes, não adoramos a Deus como antes, etc.

Tudo tem que ser rápido e até Deus tem que ser rápido. Se Deus não responder rapidamente os pedidos de orações das pessoas, elas logo O abandonam ou então, procuram um outro lugar, ou uma outra igreja, com a expectativa de que ali seus pedidos serão atendidos de forma mais rápida e sem muitos compromissos com a eternidade.

Nessa loucura da pressa, as pessoas se desesperam por alcançar suas metas ou seus objetivos, gerando um estresse monstruoso em suas vidas. Infelizmente, as pessoas não se preparam adequadamente para alcançar seus objetivos, mas os querem quase de forma instantânea! Certa vez, eu li um livro sobre o poder de Deus, que ensinava que se uma pessoa quisesse “unção”, a autoridade de Deus, bastava apenas dizer: “Agora neste momento, eu recebo a unção de Deus, em nome de Jesus! Pronto! Se a pessoa realmente cresse já estava com toda a autoridade de Deus sobre a sua vida. Infelizmente, a maioria dessas pessoas “quebraram a cara”, desanimaram ou deixaram o Caminho. Se assim é com Deus, assim também é com a vida. Muitas pessoas estão desanimando de viver realmente, porque nessa agonia de resolver logo os problemas, acabam lutando sozinhas.

Eu me lembro, que uma vez eu fui visitar uma igreja, que estava realizando uma campanha de “7 Semanas Para a Prosperidade!”. Eu me recordo de uma senhora falando com algumas outras dizendo o seguinte: “Vocês não acham que vir aqui sete semanas não é muito? Não poderia ser pelo menos três?” Você vê? Ela não estava preocupada com Deus, se Ele tinha prazer na vida dela e sim, que Ele lhe desse rapidamente o que ela queria! Deus não age pelo princípio da rapidez ou da pressa, mas pelo princípio do propósito, do aperfeiçoamento e da preparação.

1.4. As formigas agem por meio da estratégia da paciência. Com muita habilidade, planejamento, esforço e com extrema paciência, sabem esperar o momento certo de as coisas virem ao seu encontro.

Quando Deus criou as formigas, Ele colocou dentro delas estas coisas: habilidade, planejamento, esforço e extrema paciência. Elas no seu instinto, são sábias e realizam todas as usas atividades muito bem. E nós seres humanos, como agimos? Poucos são os que se importam com esses princípios e por não se importarem, eles vão desvalorizando as suas próprias vidas, moral, psicológica e espiritualmente. A loucura para se obter resultados imediatos, tem levado as pessoas a um estresse tremendo e a meios ilícitos e imorais para obter o que mais querem. Deus nos orienta por meio de Tiago o seguinte:

5 Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. (Tiago 1:5-6 BLH)
Deus não criou o homem para estar entregue à própria sorte. Ele quer e deseja ser um grande companheiro e por isso, ele nos incentiva a buscá-lo, a fim de que Ele nos empreste a Sua maneira de olhar a vida – Sua sabedoria. Quando a encontramos, descobriremos as características das formigas - habilidade, planejamento, esforço e extrema paciência. Você usará estas características em todas as áreas de sua vida, seja em situações ruins ou boas. Para a solução de problemas ou para desfrutar de boas circunstâncias. Mas alguém diz que isso não funciona! Quero lhe dizer que esse tipo de conversa é coisa diabólica! Na verdade essa pessoa não quer ter paciência, e para falar a verdade, quase ninguém a tem. Mais uma vez Deus quer nos ajudar com isto.

Vocês precisam ter paciência para poderem fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. (Hebreus 10:36 BLH)
Se nós quisermos ser bem-sucedidos nesta vida, temos que ter paciência. Deus está nos dizendo que “nós precisamos” ter paciência para fazer a vontade de Deus e receber Suas promessas. Deus geralmente não marca datas para realizar algo em nossas vidas. Ele nos promete algo, e a condição para o que Ele prometeu aconteça, é a atitude de irmos nos entregando a Ele, sendo aperfeiçoados, crescendo na fé, até recebermos a Sua promessa, com a finalidade de a desfrutarmos com sabedoria. Aí, alguém diz: “Tá bom! Desse jeito eu vou ficar esgotado, cansado e nada irá se cumprir na minha vida!” Isto é uma outra mentira do inferno! Deus diz o seguinte aos que confiam n’Ele:

29 Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. 30 Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; 31 mas os que confiam no Deus Eterno recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:29-31 BLH)
Ele sabe que cansamos e até o jovem com toda a sua energia também se cansa. Mas Ele promete uma renovação de nossas forças; isto é, se confiamos n’Ele. Deus promete que nos ajudará desde o momento que Ele nos promete algo, até a realização do mesmo, nos dando a capacidade de enxergar melhor as coisas, do ponto de vista do alto, agilidade nos momentos em que ela for necessária e uma caminhada confiante, até o cumprimento da Sua promessa.

1.5. Para as formigas sempre há uma solução, uma saída e uma resposta, diante de situações inusitadas, estranhas ou incomuns.

Uma das coisas que me impressiona nas formigas, é o fato de nunca desistirem. Pode vir o um tempo ruim, a ação do homem tentando eliminá-las, etc., que elas estão lá, sempre agindo e resolvendo os seus problemas. Eu digo que nós deveríamos cultivar esse mesmo sentimento. Veja o que Deus nos diz:

Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará. (Salmos 37:5 BLH)
Para recebermos a ajuda de Deus, são necessárias duas coisas: entregar nossas vidas aos Seus cuidados e confiar n’Ele. As formigas se entregam ao seu instinto e confiam nele, mas nós não fomos criados para vivermos por nossos instintos e sim, pela vontade de Deus. Em qualquer circunstância da vida, seja ela boa ou má, devemos buscar a Deus e nos entregando à Sua vontade. Jesus, quando estava ensinando os Seus discípulos a orar disse o seguinte: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.” Quando Ele estava para ser preso no Getsêmane disse o seguinte: “Não seja como Eu quero, mas como Tu queres.” Ele foi morto, mas ressuscitou!

Quando colocamos a vontade de Deus em nossas vidas, nós também estamos morrendo para nós mesmos, mas ressuscitando para uma vida mais abundante! É isso que muitos religiosos não entendem e não querem entender.

1.6. As formigas não têm preguiça! Elas foram criadas por Deus, com um profundo senso de comunidade e de grupo.

Olhe bem para um formigueiro. Ele não pára! Parece até uma máquina bem sincronizada. É um vai e vem constante e producente. Tudo o que existe nesta vida, Deus criou para produzir e produzir algo que seja bom. Por isso, eu acredito que Deus não criou o preguiçoso. Para eles Deus tem uma mensagem muito importante:

6 Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! 7 Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, 8 mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. 9 Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? 10 Então o preguiçoso diz: "Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco." 11 Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Provérbios 6:6-11 BLH)
O preguiçoso sempre espera que outros façam o seu trabalho, ou vivam a vida para ele, enquanto ele dorme para a vida. O resultado é que a pobreza o ataca e aos poucos ele vai se tornando mais miserável e triste. O problema com o preguiçoso é que ele não investe na vida, e seu princípio de conduta é viver “sugando” a energia dos outros. Ele é um peso morto! Jesus certa vez ensinou algo sobre a figueira infrutífera plantada numa vinha, que tinha tronco, galhos, ramos e folhas, mas não dava frutos. Estava ali sugando os sais minerais da terra, dos quais a vinha necessitava.

O preguiçoso cria o seu próprio mundo, suas fantasias, seus sonhos e se acha um grande esperto. A razão disto é que ele é uma pessoa solitária. Ele não quer viver em comunidade ou em grupo, para não ser cobrado. Muitos cristãos dizem: “Eu vou freqüentar tal igreja, mas não quero me envolver com nada, para não saber dos problemas. Eu não quero que ninguém saiba que eu existo. Eu quero entrar, cantar louvores, ouvir a palavra, fazer as minhas orações e sair, cumprindo assim a minha obrigação com Deus.” Ele não está cumprindo obrigação nenhuma. Na verdade, ele é um peso morto para Deus, como a figueira infrutífera. Ele será cortado do Reino por ser infrutífero, porque Deus cobra frutos de nossas vidas. Essa pessoa está plantada na vinha, mas não faz parte da vinha – é um corpo estranho! Ele está indo às reuniões da igreja, mas não faz parte da igreja – é um corpo estranho, porque não é membro do corpo.

2. Nós fomos criados para vivermos em grupo ou em comunidade, e por isso a Igreja foi criada; pois é nela que está Jesus e toda nossa força!

A força das formigas está no fato de fazerem tudo em grupo ou em comunidade. E este princípio Deus deu à Sua Igreja também. Um “cristão” nos diz: “Mas eu prego o Evangelho, eu oro pelas pessoas aonde eu vou e ando. Eu estou fazendo a obra de Deus!” Não está não! Como as pessoas aprenderão sobre adoração, relacionamentos, comunhão, sobre a necessidade de ser membro do Corpo de Cristo? Com essa pessoa? Claro que não! Pois ela não pratica nada disso! Veja as palavras de Jesus:

18 (...) O que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu. 19 -E afirmo a vocês que isto também é verdade: Todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. 20 Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles. (Mateus 18:18-20 BLH)
Repare que Ele usa sempre o plural. Ele usa a expressão “dois ou três”. Isto não significa a casualidade de estarmos em dois ou três. Ele está ensinando um princípio de como devemos fazer a Obra de Deus e de como devemos viver com mais força nesta vida – em grupo, em comunidade.

A igreja que prevalece, é a igreja que oferece grupos pequenos para as diferentes necessidades das pessoas, e as pessoas que prevalecem nesta vida, são as que fazem parte dos grupos pequenos, pois neles elas receberão ajuda e a dará também. É num grupo pequeno que ajudamos a carregar as cargas uns dos outros.

Nós só podemos aprender essas coisas na vida da Igreja que Jesus criou. A Igreja é a resposta para aqueles que estão sendo atropelados pela correria da vida. Para aqueles que estão cansados e sem explicações do por que não alcançaram suas metas. Para aqueles que estão sozinhos e por estarem assim, estão desanimando e quase sem força para viver ou enfrentar as circunstâncias.

Deus o está chamando para voltar-se a Ele. Ele quer tirar a falta de expectativa de seu coração. Ele que lhe devolver a esperança para a vida. Ele que lhe mostrar como funciona a Sua vontade, que é boa, agradável e perfeita. Tudo isto e muito mais está na Pessoa de Jesus e é por meio d’Ele, que Deus quer agir na sua vida. O que você precisa fazer? Tomar uma decisão! Entregar-se a Cristo, aos valores de Cristo, aos princípios da vida de Cristo, andar com Ele, tornar-se um discípulo d’Ele.





Compartilhe este artigo com seus amigos:






Autor deste artigo:


Pr. Walter de Lima Filho

Um comentário:

  1. PAZ DO SENHOR AMADO EM PRIMEIRO LUGAR QUERO AGRADECER POR SER UM SEGUIDOR DO MEU BLOG E TAMBEM QUERO DIZER QUE GOSTEI DESTA POSTAGEM É VERDADE AMADO MUITAS VEZES O POVO DE DEUS NÃO TEM VITÓRIA POR FALTA DE PACIENCIA POIS QUANDO ESTÁ PERTO A VITÓRIA ELES DEZISTEM DE LUTAR POR ISSO TEMOS QUE FAZER QUE NEM JÓ MESMO QUE ESTEJA EM UMA SITUAÇÃO DIFICIL TEMOS QUE CONFIAR E ESPERAR EM DEUS. UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir